TST concede liberdade a depositário infiel

A Seção II Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho concedeu “habeas corpus” em favor de depositário infiel. A decisão unânime do colegiado de garantir liberdade ao depositário seguiu entendimento do relator do processo, ministro Pedro Paulo Manus.

Como foi declarada a prisão civil da parte na condição de depositário infiel de um torno mecânico, penhorado e arrematado para cobrir débitos trabalhistas, o Tribunal do Trabalho paulista (2ª Região) concedera um “habeas corpus” à parte. No entanto, a 1ª Vara do Trabalho de São Caetano do Sul deu nova ordem de exibição do bem, sob pena de prisão.

Assim sendo, explicou o ministro Manus, a ilegalidade da nova ordem de prisão é evidente, e a questão pode ser equacionada pelo Tribunal, pois a jurisprudência já está consolidada no sentido de ser cabível a apresentação de novo HC originário no TST em substituição ao recurso ordinário em HC originário no TRT. Nessas situações, o TRT, responsável pela decisão definitiva, assume posição de autoridade coatora, concluiu o relator.

Na hipótese em discussão, o ministro Manus afirmou que é preciso levar em conta as orientações do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria. Pela interpretação do STF, as convenções e os tratados internacionais sobre direitos humanos dos quais o Brasil é signatário (no caso, o Pacto de São José da Costa Rica) aliados ao artigo 5º, § 3º, da Constituição Federal (que dispõe sobre a equivalência de tratados e convenções internacionais às emendas constitucionais) não autorizam a prisão por dívida, com exceção do devedor de alimentos.

(HC- 3331-19.2010.5.00.0000)

(Lilian Fonseca)

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Superior do Trabalho

Tel. (61) 3043-4404

imprensa@tst.gov.br

28/04/2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: